Translate this Page
ONLINE
1





Partilhe esta Página

Cursos On-line com Certificado - Cursos 24 Horas
Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas


Total de visitas: 687578
ASTECAS
ASTECAS

Os astecas ocuparam a região do lago Texco, ao norte do império maia, no século XIV, onde hoje fica a Cidade do México. Menos de duzentos anos depois tinham o domínio sob diversos povos vizinhos e cerca de 500 cidades com um total de 15 milhões de habitantes.

Sua cidade mais importante era Tenochtitlán que contava com 300 mil habitantes.

As populações vencidas pagavam impostos em cacau, ouro e algodão.

Do cacau os astecas extraíam o xocoalt, chamado de bebida dos deuses e as sementes de cacau eram como moedas. O milho era o alimento básico e usavam técnicas de cultivo sofisticadas como o sistema de canteiros flutuantes sobre o lago Texcoco.

Possuíam um comércio intenso com a negociação de diversos produtos como jóias, legumes, verduras, ervas medicinais, ferramentas e escravos.

A guerra tinha uma função central na sociedade fazendo de seus líderes chefes guerreiros.

O rei comandava o exército e dividia o poder com um chefe de governo denominado mulher-serpente que ficava responsável pelas leis, impostos, construções e distribuição de alimentos.

O sacerdotes possuíam grande influência social e conhecimento astronômicos.

Os astecas eram politeístas, seus deuses mais importantes eram Quetzalcoatl, deus da sabedoria ( a serpente emplumada dos maias), Colibri Azul, deus do sol do meio-dia, Tlaloc, deus da chuva e Huizilipochtli, deus da guerra ao qual eram sacrificados os guerreiros inimigos capturados, pois a  terra precisava ser regada com sangue humano para a sua fertilidade.

O calendário dos astecas era semelhante ao dos maias e tinham uma escrita própria, produzindo poemas líricos e religiosos.

Também possuíam um jogo de bola chamado tlachtli. Ocorria em um campo em forma de T, que para os astecas era a forma do céu. Era jogado por duas equipes que disputavam a posse de uma bola de látex que deveria ser passada entre arcos de pedra. Os jogadores só podiam passar a bola com ajuda dos cotovelos, joelhos e quadris. A equipe perdedora geralmente era sacrificada aos deuses. O jogo era sagrado e a bola significava as evoluções do sol durante o dia e durante o ano.

O império asteca teve seu fim ao ser dominado pelos espanhóis.