Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page
ONLINE
1





Partilhe esta Página

Cursos On-line com Certificado - Cursos 24 Horas
Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas


Total de visitas: 687612
CIDADES-ESTADOS FENÍCIAS
CIDADES-ESTADOS FENÍCIAS

 

Os fenícios desenvolveram cidades autônomas e independentes que eram controladas por uma elite mercantil. Essas cidades possuíam um rei ou um grupo de anciãos chamados de sufetas.

Os mercadores ocupavam o topo da hierarquia social juntamente com os proprietários de navios e os sacerdotes dos grandes templos.

Eram uma talassocracia, ou seja, governo baseado no comércio marítimo.

Devido a sua ampla rede comercial foram capazes de aprimorar seus costumes e valores e disseminar suas realizações pelos povos com os quais mantinham contato.

Estabeleceram entrepostos comerciais e colônias em várias regiões, em especial nas ilhas do Mar Egeu, na Ásia Menor, na Sicília, na Sardenha, na costa do Mar Mediterrâneo, no norte da África e no sul da Espanha.

Como hábeis navegadores adquiriram conhecimentos astronômicos dos babilônicos e usavam as estrelas.

Os produtos que os fenícios comercializavam eram navios, tecidos, madeiras, azeite, jóias, vidro transparente ou colorido, todo tipo de artigos produzidos por outros povos e escravos.

Os tecidos produzidos na Fenícia eram famosos em todo mundo devido a utlização do murice ou múrex, um molusco, para obter a cor púrpura de Tiro, que era caracterizada por tons de roxo presentes em mantos de reis e nobres.

As cidades-estado fenícias se alternavam no poder sendo elas Biblos, Ugarit, Sidon e Tiro.

Foram os fenícios quem fundaram a cidade de Cartago.